Aos Pais

Bebês nascem, crianças crescem, adolescente se desenvolvem. Tudo isso num longo espaço de tempo, aparentemente curto, pois passa rápido demais, quando vê, já estão na fase adulta, dando início a sua independência.

Os pais, desde a primeira vez que colocam os olhos em seus filhos passam a zelar pela sua segurança e educação, sem deixar de cumprir com suas obrigações diárias, pessoais e profissionais. Sem negar suas necessidades próprias de distração, lazer e até mesmo intimidade. São muitos os compromissos dos quais seu filho ainda não pode participar, havendo assim necessidade de uma solução para que sua rotina não seja tão afetada.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

DIA DO ÍNDIO

          Índio, seus parentes são todos índios, uma língua diferenciada, cultura e costumes diferentes, pintam o rosto com genipapo e urucum, usam suas armas e seus artesanatos. Comem jacaré, tatu, anta, peixes, macaco, comem caiçumu, cipó.
Dançam Mariri, e cantam cantoria em sua língua.
Dentro da aldeia, cada um é dono de si próprio, são livres, tem sua liberdade. Ser índio é viver junto com sua família, com seus parentes, sua comunidade, cuidando da sua vida, é receber cada parente de braços abertos, e não ter diferença de sangue preto ou branco, é ser tudo igual.
Todo índio é trabalhador, plantador, caçador, índio não é brigador. índio é índio porque não tem cara de branco, seu corpo é diferente, o jeito de caminhar é diferente. O cabelo é liso, não tem muita barba, e nem pelos enrolado nos braços e nas pernas. Tem pelo liso no suvaco e na canela. São iguais e diferentes, diferentes na língua, jeito e costumes, igual no corpo, na inteligencia, no respeito, somos todos iguais, índio, negros e brancos, sentir ser índio, é não ter vergonha de ser índio na frente do branco, é sentir ser o primeiro habitante dessa terra, é sentir a floresta, rios, igarapé, tudo que pertence a natureza. os índios precisam ser respeitados, os índios são as raízes das florestas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário